Wednesday, November 29, 2006


O saber judaico

Minha filha vem me pedindo para fazer o Bat Mitzvá, para quem não sabe é a confirmação da fé judaica feita entre os onze, doze anos.
Como judia errante falo a ela que talvez não consiga realizar devido estarmos morando em Campo Bom e que seria uma grande empreitada em termos financeiros e sociais para estarmos em Porto Alegre e o mais grave o social com a sociedade judaica, que não conheço ninguém. Assim sendo estou eu com a incubência de passar o pouco do meu saber judaico tanto de fé como cultura judaica a uma menina de onze anos.
Estamos nos duas lá em casa lendo e vendo tudo que posso dentro da idade dela sobre judaismo e é óbvio que acabo passando dos limites da fé e do saber entro no caminho das personalidades judaicas, da tradição da história oral e o mais importante o sentimento e emoção de uma filha de judeu perseguido pela religião, sobrenome e o exilio num pais da America Latina, sim a minha história, a do meu pai, a do respeito da minha mãe pela religião do meu, e também o sincretismo religioso que todos nos vivemos neste país chamado Brasil.
Ultimamente tenho lido Nilton Bonder, vai saber nê Ingrid que sempre o leu, o famoso rabino que conseguiu falar de judaismo de forma mais ampla e fácil e fez alguns dos livros sobre judaismo serem lidos por judeus e o melhor não judeus também. Não li os famosos cabala do dinheiro e etc... Leio um que fala sobre "A arte de se salvar", são ensinamentos judaicos sobre o limite do fim e da tristeza, sim como boa judia o tema da morte nos é especial e falado.
A morte e a culpa são temas que judeus adoram falar, sentir, escrever, filmar e assim por diante. E nessa linha de pensamentos que hoje tiro um trecho do livro do Nilton que tem lá sua verdade que me agrada e sua religiosidade que por vezes me desagrada mas bom ensinamentos são feitos disso nê, algo que gosta e algo que não se gosta e de tudo se tira proveito para a vida, no caso a minha vida . e o ser mãe judia, função que tento desempenhar com humildade e sabedoria no meu limite sempre.

O mundo da Verdade e o mundo do Amor devem estar constantemente se acasalando e preservando uma relação não hierárquica. Toda vez que o Amor buscar controle sobre a verdade- o particular sobre o todo - , estaremos agindo de forma ilusória e assumindo todos os custos dessa atitude. Toda vez que a Verdade tentar suprimir o Amor - é o "todo" subjugar o "particular"- estará nos colocando diante do desespero e do cinismo.

O cinismo é, muitas vezes, tido como um antídoto contra o desespero. Trata-se, porém, de uma noção falsa. O cinismo produz uma sensação momentânea de que se está para além da realidade, como se estivéssemos falando de um mundo na terceira pessoa e não na primeira. Avesso à dor, o cínico mais cedo ou mais tarde terá de subir à tona de sua própria existência ou se asfixiar nesse distanciamento de si mesmo. O seu grande problema é que na superfície do mundo para si não há oxigênio, mas desespero.

Assim sendo, a estética de um "lugar certo" não é a experiência de quando tudo vai bem ou sob controle, mas a possibilidade de vivermos integralmente o que se nos apresenta num dado instante.É, portanto, o ponto constante e permanente onde a fé e a esperança nos encontram, onde quer que estejamos. Uma estética muito distinta, portanto, daquela que identifica o "o lugar certo" como a posição no futuro, onde o "todo" se adequará ao "particular."

São só três paragrafos que falam dos temas que eu adoro Amor, Fé, Verdade e de quebra fala do cinismo, depois de muitos anos percebi e constatei que sou o que sou devido às minhas escolhas, são elas que me fazem sendo assim por meio deste blog de hoje peço as pessoas que decidiram por suas escolhas não me ter mais em suas vidas, pois quem ama cuida, por favor não tentem entrar em contato comigo, eu sigo vivendo com a dor e a lembrança dos que estão em estado de mortos vivos nas minhas lembranças, nesta minha vida escolha dele, dela ou escolha minha.
Sendo assim vamos tentar ser felizes cada um no seu espaço de tempo, aquele lugar certo que cada um de nós escolheu. Não preciso falar nomes pois vc e vcs bem sabem quem estão me procurando. Por favor os amigos que lerem isso não se sintam ofendidos foi a minha maneira de dar o recado a quem hoje é ex amigo, ex namorado, ex amiga....... FUI com fé do lugar certo que fiz hoje as minhas escolhas. Na minha cabeça hoje é assim as minhas escolhas: Estar só hoje, morar com a Valci, ter uma filha e criar essa filha, morar em campo bom, ser sócia da Jeane e lutar todos os dias para ter mais dias felizes que tristes na minha vida, na minha escolha, sendo assim quem me procura depois de me dispensar tente ser feliz com a sua escolha e me erraaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!

Monday, November 27, 2006


Hoje é um dia de lembranças, lembranças de ex-amigos.
Teve uma época a não muito tempo que me sentia em casa no meu ultimo trabalho quase fixo, ali eu realmente tinha uma relação de amor com as pessoas a minha volta mas como toda a vida que roda estou em outro lugar, em outro tempo mas enfim hoje senti saudades de algumas das minhas lembranças dessas pessoas. Sinto saudades de como eu era lá com eles e elas, definitivamente hoje não sou mais assim, eh isso me dói..........
Aqui deixo um texto que não é meu é um texto de uma pessoa que trabalhava comigo lá e ia partir, faço das palavras dele as minhas palavras de carinho e como boa leonina, leio o que ele me deixou de texto tentando me apegar ao que fui naqueles anos que lá fiquei para as pessoas que eram minhas amigas naquele tempo, enfim são as lembranças do meu passado e o peso das minhas escolhas com a certeza de que sempre tem algo atrás e na frente a se lembrar e aprender.
Bizz vc definitivamente é um ser especial sempre na minha vida: ontem, hoje e no futuro bom que esta vida me reserva!!!! Sem esquecer em absoluto da Denise em nossas vidas: a minha e a sua.....cada um a sua maneira.

Olá, meus colegas!


Escrever um e-mail de despedida é uma tarefa complicada que sempre temi. Mas o faço com alegria, relembrando todos os bons momentos que passei na Usefashion.

Na próxima quarta-feira, estarei embarcando de mala e cuida para São Paulo, onde vou estudar moda pelos próximos 3 anos. A decisão foi de última hora, tudo muito rápido e intenso... Mas deu certo. Já estou matriculado e já tenho onde morar.

Foram quase 3 anos que passei aqui, convivendo com pessoas sensacionais, descobrindo e aprendendo lições que vou levar comigo para sempre, conhecendo não apenas colegas de escritório, e sim amigos de ouro, daqueles que se leva no lado esquerdo do peito. (Brega isso, né? Eu sei, mas mensagens de despedida precisam ser bregas, senão não têm graça.)

Lembro quando vim fazer minha entrevista, eu tinha 18 anos! Eu todo chinelão, de boné, bermuda, havaianas, sem a menor pretensão de conseguir uma vaga... Não sei como, acabei contratado, e eu nem imaginava como isso afetaria minha vida. Depois de muitas tardes fazendo mousse na cozinha (né Inêz?), pipoca com chocolate, totozinhos (né Camile?), vi essa empresa crescer de maneira monstruosa. O trabalho triplicou, o número de funcionários também, assim como os clientes. Mas o salário, ó... (Brincadeira!)

Tudo que aprendi aqui dentro, tanto de moda quanto de moral, levarei sempre comigo. Foram ensinamentos preciosos que só eu posso avaliar... Quero agradecer a cada um que contribuiu para isso (todos vocês). E deixo aqui um pedido para que eu não caia no esquecimento, né... Me liguem, me mandem e-mail, Orkut, sinal de fumaça... Vou morrer de saudades! E me visitem quando forem a São Paulo. Prometo fazer uma Miojo sabor galinha caipira, bem gostosa!

Vou deixar uns recadinhos abaixo para cada um (tri imitão da Fê, né) e deixo também meus contatos. Ainda não tenho telefone em Sampa e não sei o endereço de cor, mas assim que souber eu aviso. Beijos e abraços a todos e comportem-se!

Inêz:
A melhor chefinha do mundo! Tu precisou aprender a "ser chefe" muito rápido, e o fez muito bem. Teu jeito de lidar com os problemas é sensacional... Sempre de forma sensata e nunca perdendo o bom humor. Inezinha, eu gosto muito de ti, adorei ser padrinho do teu casamento, amei acompanhar as reviravoltas da tua vida nos últimos tempos. Tu pode nem saber, mas aprendi demais contigo. Tô te deixando na mão, saindo assim de repente, mas tenho certeza que tu vai dar conta desse pepino assim como já cuidou de tantos outros.

Camile:
Aaaah, a gente entrou juntos na Use. Lembra dos primeiros dias? Os dois errados, sem saber o que fazer... "Será que pode entrar no e-mail pessoal?" Hahahahha... Nossa, não dá nem pra comparar o que era naquela época e o que é hoje, né? Camile, foi muito legal ter passado por todas essas experiências contigo, tu é uma guria muito legal. Vou sentir falta dos nossos papos sobre ex-amores e toda aquela bobajada que a gente sempre fala! "Nem sempre..." Foram tantas pérolas que nem dá pra contar, né? Um beijão pra ti.

Aline:
Com teu jeitinho todo "Aline de ser", tu me conquistou e me mostrou um mundo que antes eu desconhecia. Passamos juntos por várias mudanças e descobertas internéticas: blogs, dissonância, tormentos... E criamos nossas próprias "grifes", né? Sem tua ajuda eu certamente não teria conseguido conquistar nada do que sou hoje. Tu és muito especial e tem um lugar reservado no meu coração, sempre.

Cris:
A gente se amou e se odiou muito, mas até no ódio tinha amor. Contigo aprendi a lidar melhor com as pessoas... Percebi que cada um tem um jeito e deve ser tratado diferente do outro. Tu é uma fofa, a menina fofa, que merece o que há de melhor nesse mundo. Não quero que tu fique de carinha triste, nunca nunca nunca. E eu exijo que tu me mande uma foto exclusiva toda vez que esse teu cabelo louco mudar de cor. Roxo, rosa, loiruda... Qual será o próximo? Cris, contigo eu tive conversas que foram muito importantes para mim, e que me ajudaram sempre a escolher os melhores caminhos. Não quero que tu me esqueça e quero que tu pare de pensar que não é importante. Tu é importante, sim, é mais do que isso. Eu te amo! Muito muito...

Mateus:
E aí, carinha! Hehe... Mateus, meu caro... No teu primeiro dia aqui, eu cheguei, te vi e pensei: "quem é esse mané". No fundo, eu tinha era medo que tu fosse tomar meu emprego. Com o tempo, fui vendo o cara legal que tu é e acabei ganhando um amigo. Eu sempre me divirto muito contigo, eu morro de rir das tuas palhaçadas. Foi muito bom ter passado esses meses trabalhando contigo. Os almoços, as festas, as bebedeiras... Vou lembrar de tudo com carinho. Vê se toma jeito, toma cuidado com as vizinhas, com o Cuervo, a Natasha... Enfim, todas essas coisas perigosas. E vê se vai me visitar um dia, né MANÉ! Conto contigo para me enviar por Correio AQUELES CDs bacanudos, porque eu vou estar meio alienado por lá!

Martina:
Mamaaaaa... Es la mejor. Meu amor secreto, minha paixão fulminante, minha amante ardente... Tá, chega disso porque alguém pode ler e descobrir. Martina, você foi uma das pessoas mais incríveis que já conheci. Além de linda, loira e alta, tu ainda pensa e é chique. Mas mais do que isso, tu é uma guria muito querida, meiga, simpática e amiga. Tu abriu meus olhos pra muita coisa com esse teu jeito simples de resolver tudo. Eu adorava quando tu ia almoçar comigo, quando a gente ia nas liquidações, dos nossos e-mails secretos. (pequena pausa para secar uma lágrima) Ter passado o ano novo na tua casa me deixou muito feliz, de verdade. Me diverti como há tempos não me divertia, e pude perceber que ali, naquele pequeno apartamento, só haviam pessoas de bem, que me queriam bem e que sabiam valorizar a amizade. Eu gosto demais de ti e não posso nem pensar em perder contato com alguém como tu... Martina, muito obrigado por todo teu carinho e atenção, me desculpa se às vezes fui grosso, é o meu jeito mesmo, mas não fiz por mal. Eu vou sempre me lembrar desse teu sorriso lindo. Um beijo! Na boca, pra não perder o costume.

Quéli:
Acho que tu nem vai lembrar... Mas a gente se conheceu no elevador da Use. Naquele dia, eu estava num mau humor tremendo, daqueles que ninguém pode chegar perto. E tu veio se apresentar toda simpática, falante e animada. E eu só pensando: "quem é essa louca". Aos poucos, fomos nos aproximando e descobri em ti uma pessoa muito preocupada com os amigos, sempre disposta a ajudar, sempre lembrando, sempre atenciosa. Quéli, você é uma mulher muito talentosa e competente, uma profissional invejável que ainda vai ensinar muita gente a agir de maneira correta. E o melhor de tudo: sabe dançar até o chão! Não pára, não pára, não pára, não...

Junior:
I beat that bitch with a hit... I beat, I beat, I beat... Junior, pára de dançar na cadeira e lê com atenção! Hahahaha... Bom, eu confesso que quando tu entrou aqui na Use, eu não ia muito com a tua cara. Não sei explicar porque, acho que é porque eu normalmente não vou com a cara de ninguém. E tu sabe bem disso, afinal, leu meu mapa astral e acabou descobrindo mais sobre mim do que eu mesmo conhecia. Tu me apresentou ao electro e a várias bandas que hoje não saem do meu fone de ouvido. Vou levar tudo pra São Paulo e é impossível não lembrar de ti toda vez que toca algo do tipo Miss Kittin ou, é lógico, Quebra Barraco. Tu salvou minha festa de aniversário, e o fez em grande estilo. Muito obrigado por tudo, Junior, e saiba que pode sempre contar comigo! Tu tem em mim um amigo. (P.S.: Comprei um fogão pro meu apartamento, mas não é da marca Dako. É de uma marca-diabo... Porque Dako pode até ser bom, mas tá caro demais hoje em dia!)

Thais:
Minha amiga secreta! Thais, pode parecer bobagem, mas eu acho que quando tu entra num lugar, tu ilumina o espaço! Não sei se é teu sorriso, tua presença, mas não importa... Tua luz é muito forte e eu espero que você ainda possa brilhar muito! Pelo jeito não vou poder ir na tal janta na tua casa... Uma pena, pois eu gostaria muito. Assim como adorei te ver no meu aniversário! Um grande beijo pra ti!

Gabriel:
A gente conviveu por pouco tempo, mas foi o suficiente pra ver que tu é um cara de bem. Fiquei te devendo aquela lista de música... Bah, que fora, hein? Fico feliz em ver que estou saindo mas o trabalho continuará a ser feito por pessoas que nem tu, compenetradas, sérias e responsáveis. Te desejo sorte e tudo de bom!

Michele:
Não tive a chance de te conhecer muito bem, mas quero te dizer que nas poucas oportunidades que tive de falar contigo, percebi uma alegria e uma simpatia imensa em ti. Tu és tri inteligente e ainda vai longe na vida! Me manda notícias de vez em quando, tá bom??

Fabiano:
Bah Fabiano! E agora, pra quem eu vou fazer "chamados"??? Hahahaha... No início, era esse a única forma de contato. E depois que tu resolver largar nosso querido CLÉO, acabei te conhecendo melhor. Admiro tua calma e paciência para lidar com as coisas... Fiquei muito feliz pelo teu casamento com a Inêz, feliz de verdade, porque os dois são pessoas muito especiais, além de que vocês combinam muito. Fabiano, valeu por toda ajuda e pelas boas risadas que tu me deu! "Epa!!!"

Márjore:
Joooooo... Tu é a mais MAIS da Usefashion! Nunca te falei, mas teu sorriso e tua alegria conseguiram melhorar muitos dos meus dias de mau humor. Só de te ver ou trocar umas palavras, eu recebia tua boa energia e tua alegria e já ficava melhor! Vou sentir falta disso... Continua sempre assim, tá? Beijããão!

Vanessa:
Tu só me vinha com problema, reclamava das imagens erradas e não quis me ensinar a sambar. Nem sei porque, com tudo isso, gosto tanto de ti! Hahaha... Vanessa, você foi a primeira pessoa com quem falei aqui dentro, lembro quando tu me mostrou a casa onde trabalhávamos antes, super simpática e querida. E olha tudo que você alcançou até hoje!!! Foi tudo merecido, viu, com teu esforço e dedicação. Um grande beijo pra ti e não esquece de mim, viu?

Fanny:
Eu não sei me despedir de ti, Fanny. Porque pensar em não conviver mais contigo me dói muito, não sei digerir esse fato. Tua alegria sempre foi muito importante para mim, sempre foi uma fonte de energia! Você é uma amiga muito especial, a quem quero muito bem... Fanny, me lembro do primeiro dia que pisei na Usefashion. Ainda era lá no escritório antigo... E tu estava tendo um dos teus ataques, gritando enlouquecidamente e batendo na mesa. E eu só pensei: "Meu Deus, onde eu tô me metendo??". Mal sabia eu que eu estava me metendo num mundo novo, onde conheceria amigos incríveis como você. Vou sempre lembrar com muito amor dos momentos que passamos juntos: os domingos trabalhando, as festas que fizemos ultimamente, os e-mails, tudo tudo tudo... E levo comigo os ensinamentos silencioso que você me deu. Silenciosos porque eu absorvi muito conhecimento de ti quando tu nem pensava estar me passando. Continue sempre assim LOUCA do jeito que é, pois te adoro muito! Só em promete uma coisa? Não trabalhe tanto!!! Lembra quando te encontrei no Messenger às 2h da manhã e eu disse "Fanny, vai dormir". Não esquece disso, e dorme bastante que faz bem. E não se esqueça de mim quando for para SP... Estarei sempre te esperando! Um beijo enorme pra ti.

Na cabeça : amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito debaixo de sete chaves dentro do corção, ah só pra constar eu , o bizz e a de ainda somos amigos e trabalhamos juntos de novo e espero pra sempre, ui que meda!!!!!!.......





Wednesday, November 01, 2006



Hoje é pra vc Marcelinho

Acredito que partir é ir para um lugar onde tudo é bom, bonito e dará a eterna sensação de bem estar e de felicidade.

Adoro ver o dia amanhacer e o entardecer é o sinal vivo de começar e terminar da natureza atuando na consciência da minha vida.

Marcelinho é um grande amigo que se foi mas suas caras, voz, jeito, olho e muito mais fica aqui no coração e na alma com uma saudade imensa, mas tenho certeza que meu amigo esta muito, muito, muito melhor agora primeiro por que merece e depois por que eu acredito.

Fanny que sempre vai te amar me espera ai!!!!!!!!!

Hoje no coração um pouco de dor e sempre a esperança, vou pra luta e nascer pro dia ser mais feliz.